Afinal, qual a importância do inglês na infância?
O aprendizado de um segundo idioma pode ser muito benéfico para crianças e adolescentes, entenda:
O mundo cada vez mais globalizado permite trocas culturais e profissionais entre pessoas e empresas de todos os lugares do mundo. Nesse contexto, a importância do inglês cresce ainda mais ao redor do mundo e a língua se consolida como um idioma universal.
Segundo uma pesquisa realizada em 2018 pela British Council, apenas 5% da população brasileira domina o inglês e, desses, apenas 1% é fluente na língua. Isso significa que o domínio do idioma ainda é um grande diferencial no mercado de trabalho.
Por conta disso, o contato com essa segunda língua desde a infância traz vantagens, abrindo ainda mais portas do que para quem estabelece esse contato apenas na vida adulta.
Por que dominar uma segunda língua?
Nesse mundo cada vez mais conectado, dominar outra língua e ter noções culturais distintas pode abrir diferentes portas ao longo da vida. Esse conhecimento traz vantagens em diversas frentes — pessoais, profissionais e acadêmicas.
Nesse contexto, o inglês surge como um idioma universal. Mesmo os países que não o tem como língua oficial oferecem oportunidades para quem sabe se comunicar.
Imagine fazer aquela tão desejada viagem de férias sem enfrentar problemas para se comunicar; conseguir a vaga dos seus sonhos em uma multinacional e, claro, poder sonhar com uma bolsa de estudos em uma renomada universidade estrangeira. Tudo isso pode ser possível com dedicação e empenho.
Porém, dominar um novo idioma é algo que leva tempo e exige dedicação. Por conta disso, o ideal é iniciar os estudos ainda na infância, uma vez que o aprendizado nessa fase é mais fácil e o contato com o idioma desde cedo também aumenta as chances de conquistar a tão sonhada fluência.
Quais as vantagens de aprender inglês na infância?
Crianças têm muito mais facilidade em aprender um idioma, especialmente quando por meio de atividades lúdicas e recreativas.
Isso acontece especialmente porque é dessa mesma forma que aprendemos nosso idioma nativo, então a prática torna-se algo natural e tem menos a carga de obrigatoriedade que qualquer estudo tem na vida adulta.
A seguir, conheça outros motivos pelos quais investir na aprendizagem da língua inglesa na infância é uma boa opção.
Aprendizado simultâneo
A crença de que aprender duas línguas ao mesmo tempo pode trazer dificuldades à criança e confundi-la já caiu por terra.O bilinguismo é, na realidade, muito benéfico e pode ser favorecido nessa fase da vida.
Se pararmos para pensar, o cérebro infantil é destinado a aprendizados básicos, entre eles a aquisição de um idioma.
Melhora o rendimento escolar
As notas na escola regular também podem se beneficiar dos estudos do inglês. Aprender uma segunda língua traz benefícios ao cérebro das crianças e jovens, entre eles o aumento da cognição, da concentração e da autoconfiança.
Além disso, materiais didáticos e, até mesmo, produtos de entretenimento aos quais os jovens têm acesso frequentemente utilizam expressões em inglês.
Certamente, quem já tem alguma intimidade com o idioma tem também muito mais facilidade em entendê-las.
Fluência precoce
Muitas vezes a definição de fluência é abstrata ou varia de uma instituição de ensino para outra. De forma geral, podemos entender a fluência como a habilidade para se comunicar em uma língua em diferentes contextos.
Em outras palavras você consegue ler, ouvir, falar e escrever naquele idioma seja em situações profissionais, cotidianas ou acadêmicas.
A forma mais comum de avaliar a fluência em uma segunda língua é por meio de testes de proficiência.
Como acontece com uma língua nativa, quanto mais longo e mais diversificado o seu contato com um idioma, mais cedo você alcança a fluência nele.
O que considerar ao escolher uma escola de inglês?
Antes de mais nada, é preciso entender a diferença entre curso e escola de inglês. Enquanto os primeiros geralmente oferecem aulas mais superficiais e material didático pouco personalizável, as escolas de inglês trazem uma abordagem mais completa, que envolve não só o idioma, mas também aspectos socioculturais de países falantes da língua inglesa.
Metodologia
Quanto mais contextualizado e natural for o ensino de um idioma, mais fácil ele se dá. Isso ocorre justamente porque a experiência se assemelha ao que acontece quando aprendemos um idioma nativo.
Por conta disso, oferecemos um ambiente voltado ao ensino do inglês para jovens e crianças com aulas vivenciais e lúdicas, permitindo a aquisição da língua de forma natural.
Além disso, o material didático serve como apoio às aulas, mas jamais as engessa. Ele é flexível e permite adaptação de acordo com as motivações de cada turma.
Nivelamento
Outra grande diferença com relação aos cursos e escolas de idiomas diz respeito ao nivelamento da turma. O progresso dos alunos está diretamente ligado à sua motivação em sala de aula e, por isso, é essencial que o mesmo não seja inserido em uma turma que esteja muito à sua frente e nem muito atrás de seus conhecimentos.
Colégio Caminho do Sol - CNPJ: 15.509.835/0001-49
Telefone: (11) 2408-3860
Endereço: Rua Léo de Oliveira, 36 - Centro - Guarulhos - SP
E-mail Informações: info@eeicaminhodosol.com.br
E-mail Currículos: cv@eeicaminhodosol.com.br
© 2019 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Orlando Libardi